A insustentavel leveza do ser – livro e filme

junho 30, 2008 at 2:53 am Deixe um comentário

Sobre o livro e filme A insustentável leveza do ser. Bem sei que livro e filme são duas coisas diferentes, e até podem ser comparadas, mas não é o mais indicado, pois nunca passarão à mesma idéia. Se fizermos uma comparação entre o livro e o filme, uns irão dizer que um é melhor ou o outro. Mas eu vou entrar nessa onda e vou defender o livro – claro sem humilhar o filme, pois também é muito bom – No livro Kundera fala sobre o eterno retorno, peso e leveza. Depois Kundera fala de tomas, que esta em pé diante a janela… E assim começa a narrar à história. Acho que não teria outra maneira de começar este livro.

No filme Tomas aparece no hospital, mostra-se de maneira um pouco vaga o seu lado leve em relação as amantes e o seu “não amor”. Quando Tomas vai a Boemia a trabalho, Tomas vê Tereza na piscina e a segue até o bar no hotel onde ela trabalha e ele está hospedado, lá a história deles começa. Tereza vê Tomas que tem um livro nas mãos, ela tem um livro no balcão. Tereza fita-o e tem vontade de saber o que ele lê. O radio está ligado tocando Beethovem, Tomas pede um conhaque, e pede para que Tereza acrescente na conta do quarto, Tereza acha engraçado o fato de ele estar no quarto 6 e ela sair do trabalho às 6 horas. Quando Tereza vai ao encontro de Tomas que está sentado no banco onde ela costuma ler, ela tem um livro nas mãos Ana Karenina de Tosltói, eles conversam um pouco e ele vai embora. No livro esse encontro acontece de maneira um pouco diferente. Tomas não vê Tereza na piscina, somente no bar. Achei bem interessante o acréscimo desta cena. Mas como eu adoro botar defeito nas gravações fiquei me perguntando da onde Tomas tirou o livro? Surgiu do nada? Nada a ver eu gosto de achar erros nos detalhes, mas o livro não tava lá.
No livro Tereza pensa no n°6 ao ver a chave do quarto de Tomas, pois quando morava com seu pai antes dele ser preso, o n° de seu quarto era o n°6; mas ela não diz isso a Tomas, ela diz que sai do trabalho às 6 horas. No filme ela só diz que sairá do trabalho as 6 horas.
No livro Tomas dá a Tereza na estação de trem um cartão de visitas. Já no filme fica muito vago este encontro, não sabemos como Tereza chegou até a casa de Tomas, sendo que eles trocaram meia dúzia de palavras.

Acho que o filme poderia mostrar o lado do relacionamento de Tereza com sua mãe, pois afinal, este relacionamento ajuda Tereza a deixar a Boemia rumo ao incerto. Bem no filme Tereza vai até a casa de Sabina com Tomas para aprender sobre fotografias. No livro esse encontro se dá em um café.
No livro quando Tereza vai até o ateliê de Sabina, para fotografá-la, isto se passa em Praga, no filme em Genebra – ou Zurique, esta parte ficou um pouco confusa para mim – e Franz está lá, no livro Sabina ainda nem o havia conhecido.
O filme se quer fala da Existência do filho de Tomas, que no livro, não deixa de ser um personagem importante.

Acho que o filme poderia ter mostrado mais Sabina depois que deixou Genebra. E mostrar seu gosto por cemitérios. Eu gostei dessa parte no livro. Na verdade não tem muita coisa que eu não tenha gostado, se é que tem alguma coisa que eu não tenha gostado.

O que me chamou muito a atenção no filme foi à morte de Tomas e Tereza.
No filme esta morte pode ser compreendida mais facilmente, no livro eu fico em duvida. Não fosse a parte em que Kundera diz que Tomas só se livrou do ciúmes de Tereza um ou dois anos antes de morrer, eu acharia que o telegrama que o filho de Tomas recebe comunicando a morte de Tomas e Tereza, foi forjado pelo próprio Tomas para que seu filho comunicasse a Sabina do acontecido e assim romper de vez com o passado.

No livro Sabina ao saber desta morte trágica, escreveu em seu testamento que queria ser cremada, pois não suportaria ser enterrada entre paredes de concreto. Se Tomas e Sabina tinham morrido sob o signo do peso ela morreria sob o signo da leveza, suas cinzas seriam jogadas ao vento. Como diria Parmênides é a transformação do negativo em positivo.

Bem eu não acho que o leve seja o positivo.
Se Tereza é o peso e Sabina a leveza. Por que Tereza morreu feliz, e por que Sabina acabou indo parar sozinha na América indo cada vez para mais longe de seu país?

Bem devorei o livro e já sabia que quando visse o filme iria gostar mais do livro. Foi o que aconteceu. Adorei o filme, acho que no filme a invasão fica muito mais detalhada pelas imagens, a sensualidade entre Tomas e Sabina fica ainda mais excitante. Fazer um filme com base num livro, não quer dizer que o filme vá ser igual ao livro. Mas que vai ter um mesmo enredo, que poderá ter algumas mudanças. Aponto estas diferenças, pois imaginava que o filme fosse mais fiel ao livro. Prefiro o livro, pois nele encontro mais detalhes, e opiniões do autor/narrador sobre seus personagens, além de algumas particularidades do próprio. Juntando isto a minha imaginação, mesmo tendo adorado o filme, não posso trocar o livro pelo filme.

Agora posto um trecho do livro:

Eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma quantidade inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher).

Vai dize que não dá vontade de ler e não parar mais?

Segunda-feira, 28 de Abril de 2008

Entry filed under: Devaneios da Tacy.

RPG Vivendo do passado

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Aqui você encontra…

Letras de músicas Link para baixar músicas Artigos sobre alguns filósofos e escritores em especial Nietzsche - claro que a maioria dos textos não são meus e os que são meus são malucos. Mais algumas coisas, agora nem lembro, mas principalmente alguns textos malucos. Como se eu escrevesse para mim mesma, para me lembrar de alguma coisa. Talvez de ter um pouco de juizo...
junho 2008
S T Q Q S S D
    jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

mais acessados

  • Nenhum

Categorias


